28 novembro, 2005

Fim de Semana

Este fim de semana como não podia deixar de ser fomos ao cinema ver o Harry Potter e o Cálice de Fogo, nem poderia ser de outra forma o meu filhote já andava em pulgas desde a estreia no dia 24 para ir ver.

Gostei do filme, claro que tiveram que cortar algumas coisas em relação ao livro senão o filme nunca mais acabava, mas gostei mais deste do que do anterior.

A Carolina ficou um pouco com a avó enquanto nós fomos ver o filme, portou-se muito bem e dormiu uma grande sesta.

24 novembro, 2005

11 meses de ti

Filha faz hoje 11 meses que chegaste e completaste a minha vida, parece que foi ontem e já lá vão 11 meses, está a crescer já chamas pela "mamã" e dizes muitos "ouás".

Dentitos nem pensar, corres a casa toda de rabinho no chão, quando te vou deitar sentas-te na cama e é a guerra do deita , senta, deita, senta até finalmente acalmares e adormeceres.

Adoro os teus beijinhos babosos, o xau de manhã quando vais embora, o teu cheirinho, os teus miminhos (que às vezes mais parecem chapadas).

Adoro-te muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito

23 novembro, 2005

Depois da consulta

já estou mais calma, segundo a médica ela tem dermatite mas diz ela que hoje em dia quase todos os miúdos são alérgicos a alguma coisa, quando mais ela que tem na familia bronquite asmática.

Receitou o Elocom 0,1% creme (durante 3 dias) e o óleo de dermosina simples (durante 6 dias) para aplicar nas manchinha e nas borbulhinhas que apareceram hoje, e continuar a hidratar com o Xeramance no resto do corpito como sempre fez (apesar de ela não ter a pele seca nem escamada). Na quarta-feira voltar lá para ela ver se passou, caso não tenha passado vai para a dermatologista.

Apesar de tudo estou agora mais calma porque ela explicou-me que com a idade tem tendência para passar e não é nada de tão grave pior seria se fosse asma.

Vamos aguardar 1 semana e depois logo vejo o que faço, mediante os resultados do tratamento.

D.A. - sim ou não????

No fim do verão apareceram-lhe umas manchas avermelhadas na parte interior dos cotovelos, parecia que estava a pele cortada, pensei que se calhar tinha sido eu que não tinha secado bem essa zona depois do banho, hidratei bastante e limpei sempre bem, passou.

À cerca de 3 dias quando a despia para o banho senti uma zona aspera no ombrinho direito e fui ver, era uma manchita vermelha e áspera e apele estava um pouco rugosa nessa zona, pensei "tenho que lhe por mais creme porque agora com o frio a pele ressente-se.

Ontem fui ao centro de saúde pesa-la, para saber a evolução já que aos nove meses ela tinha aumentado muito pouco, fez analises e começou a tomar suplemento, aumentou o normal para ela que sempre foi de percentil 25. De repente a enfermeira perguntou-me que manchas eram aquelas, eu olhei e disse "-Que manchas?", vi então que era a manchinha que eu tinha visto agora acompanhada por mais 3, vermelhas e escamadas.

Como já tinha andado a visitar esta menina, o meu coração parou e perguntei se seria Dermatite Atópica, uma vez que a avó paterna sofre de asma, a enfermeira não disse nem sim nem não (nem poderia dizer) mas foi dizendo que não gostava mesmo nada do aspecto daquelas manchas. Conclusão dei-me um creme para aplicar no local e esperar uma semana, caso não passe de todo ir à médica para analisar melhor a situação.

Como acontece com toda a gente eu só penso no pior, por muito que não queira não consigo deixar de pensar na minha menina cheia de manchas e comichões e choro cada vez que penso. Hoje vou com ela à médica, não consigo esperar uma semana, e depois conforme o que ela disser vou a um dermatologista.

Torçam por ela.

Obrigada

22 novembro, 2005

Leites Nestlé

Já viram esta notícia que encontrei no sapo relativamente aos leites da Nestlé.

Na página da Nestlé italiana revelam quais os leites que serão retirados do mercado, felizmente não é este o leite que a Carolina bebe como suplemento.

Habilidades

É oficial a Carolina já se consegue sentar na cama sozinha, tudo isto é muito engraçado se não tivesse um senão, agora quando chega a hora da caminha eu deito a piquena e ela não faz mais nada, levanta a cabeçita, o tronco e senta-se.

Então é um tal de: a mãe deita, a filha senta, a mãe deita, a filha senta........... e dura e dura até que finalmente a filha fica cansadita e lá sossega até adormecer.

É tão linda a minha filhota.....adoro-te

21 novembro, 2005

Cadeira Grupo I

Como a Carolina está quase a completar um aninho, começámos a ver as cadeiras grupo I para escolhermos qual comprar.

Assim depois de alguma pesquisa na net e nas lojas sobre condições de segurança e preços, este fim de semana fomos finalmente compar a cadeirinha nova da pimpolha.

Escolhemos esta , gostámos das condições de segurança e do preço, apesar de também ter gostado da Iseos TT, não encontrei assim tantas diferenças (apesar de existirem alguma) na segurança mas no preço a diferença ainda era grande.

Na volta para casa experimentou logo a cadeirinha nova, e veio toda satisfeita muito bem instalada na sua "poltrona".

Instalámos a cadeirinha no banco do meio porque eu tinha lido algures que quando viajamos sozinhos com o bebé é mais fácil chegar até eles, quando paradas claro. Sabem me dizer se há algum inconveniente.

18 novembro, 2005

E as boas noites...

tem se mantido. Agora a Dona Carolina adormece no máximo às 23.00 (porque ela faz sempre uma sestinha até à hora do jantar e depois só tem soninho por volta dessa hora) ainda que eu tente deitá-la mais cedo, mama a última vez por volta da meia noite e dorme seguidinho até às 07.00 da matina (até que enfim vou por o sono em dia).

Só quando os dentes, que não há meio de romperem (nem um) se lembram de chatiar é que fica mais rabuja.

Quintas pedagogicas

Já tenho visto em alguns blogs falarem sobre Quintas Pedagógicas. Quando o Ruben andava na escola primária fizeram várias visitas de estudo aqui, e ele vinha sempre muito entusiasmado, porque tinham várias actividades em contacto com a natureza e com os animais, faziam pão, etc.

Ele fez-se sócio e fomos lá passar um dia por altura do São Martinho, e foi um dia em cheio. Agora estou a espera que a pequinita cresça um pouquito mais para também ela ir visitar o Zacarias, que é o espalhado que anima a quinta.

Também têm livros sobre o Zacarias e as suas aventuras e roupas, etc.

Parto II

Venho agora contar o parto da minha segunda filha:

Foi uma gravidez muuuuuiiito diferente da primeira, começou com um susto aquando da eco às 6 semanas, o médico não encontrava nada além do saquinho e nem sequer tentou ouvir o batimento cardiaco, mandou-me repetir dai a duas semanas. Quando fui á minha médica o mundo desabou, ela disse que era suposto haver batimento cardiaco e que poderia ser um ovo morto. Foram as piores duas semanas que me lembro, a angustia para que o tempo passasse e tivesse certezas, o medo de que as certezas não fossem as que eu queria, enfim o tempo passou e lá fomos à eco. Afinal estava tudo bem, o bebé estava lá e o batimento cardiaco também.

Alguns enjoos iniciais, nunca vomitei, mas o mais incómodo e que me acompanhou até ao fim foi a tensão baixa, a sensação de estar sempre quase a cair para o lado e o cansaço, era desesperante.

A partir do terceiro trimestre, quando fiz uma eco foi me detectada uma placenta mais envelhecida do que o normal (grau IV) e o bebé que até aqui era de percentil 50 passou para percentil 25, o médico questionou-me se fumava, se andava muito stressada se tinha diabetes, ao que lhe respondi que não se passava nenhuma das situações.

A minha médica ao ver aquilo ficou muito preocupada e mandou-me ao hospital, lá nova eco e para eles tudo normal era simplesmente um bebé mais pequeno. A minha médica queria me dar baixa mas fui adiado o mais possivel aos 8 meses passei a ser acompanhada pelo hospital e fiquei com baixa, apesar de a obstetra do hospital não achar que justificasse passar a ser seguida lá.

A dpp era 19 de Dezembro mas a Carolina não tinha pressa, fazia frio cá fora e ela estava tão bem juntinho da mamã. No último CTG marcado não havia qualquer registo de contrações, a enfermeira foi mostrar à médica que me mandou lá estar no dia 23 de manhã porque os médicos iam reunir para definir os plantões, ou não fosse o Natal e o Ano Ano uma época de licenças e férias.

Passei a manhã no hospital, perto das 12h vim embora com a informação de que se ela não nascesse antes teria que lá estar no Domingo (dia 26) às 09.00. Quando vim embora comecei a sentir algumas dores, mas nada de especial. O Ruben estava de férias e como a médica me tinha mandado andar para ver se a coisa de desenvolvia, fartámo-nos de andar, uma visita às minhas colegas que me acharam com um ar muito cansado e fomos para casa, sempre com algumas dores. Fiz o jantar, fomos beber café, voltámos para casa e fomos ver um filme "O Homem-Aranha2", o Ruben adormeceu no sofá e as dores foram aumentando o marido só dizia que era melhor ir para o hospital, mas as contrações ainda eram muito espaçadas, as águas não tinham rebentado e eu não queria ir e que me mandassem para trás dizendo que ainda estava atrasado. Esperei mas um pouco e os intervalos ficaram mais reduzidos, era hora de ir, telefonámos à minha mãe para ficar com o Ruben e lá fomos.

Cheguei lá fui vista pela médica que me disse que tinha já 7 dedos de dilatação(como é que tinha aguentado em casa até agora), chamou as auxiliares mandou prepararem-me e eu ouvi-a dizer que não tinha as águas rebentadas e que quando rebentassem o bebé vinha atrás. Preparam-me fui para o quarto, epidural nem pensar (eu tb não queria) ligaram o CTG, o soro e um analgésico e disseram-me se ficasse com sono era normal, o marido entrou e ficou ali comigo.

De vez em quando vinham espreitar o CTG, às tantas começo a sentir o bebé a descer dei um grito e apareceu a equipa toda, foi o tempo de preparar a cama um pequeno corte e já cá está fora a minha menina linda. Coseram-me, um pouco doloroso (a parteira explicou que como tinha cortado em cima da costura anterior agora era um pouco doloroso), enquanto tratavam dela, depois de vestidinha e embrulhadinha veio para o meu lado, donde já não saiu.

O tempo que estive no recobro foi passado a dar-lhe mama, a conversar com ela, a admira-la a dar miminhos, enfim a conhece-la finalmente, passado algum tempo toda eu tremia um frio incontrolável que acalmou quando encostaram a cama ao sistema de aquecimento central. Às 05 da manhã fomos para o quarto. Não dormi nenhuma das 3 noites que lá passei porque ela queria sempre mamar, nada comparada com o mano (a diferença que fez ela ter ficado comigo e mamado logo quando nasceu), depois de virmos para casa as coisas foram se adaptando umas noites melhores outras piores, mas a melhor coisa do mundo é ter os meus dois filhotes ao meu lado, ve-los crescer..... é lindo!!

17 novembro, 2005

Palavrinhas

A Carolina além de palrrar muito e de uns mamamama e papapapa agora diz algo que se parece muito com olá só que de uma forma muito engraçada, ela diz ouá, até aqui tudo certo mas quano diz isto é acompanhado de uma "coreografia" muito engraçada que eu vou tentar descrever.

óóóóóóóóóóuÁ - só que quando diz o "Á" abana a cabeça para os lados e bate com os pézinhos, uma gracinha (acho que não consegui descrever lá muito bem mas.....paciência)

Harry Potter mania

O meu filho é completamente fã do Harry Potter. Adora quer os livros quer os filmes.
No próximo dia 24 de Novembro sai no cinema o novo filme"Harry Potter e o Cálice de Fogo" e claro que temos que ir ver ao cinema a nova aventura do pequeno feiticeiro.

Quando saiu o segundo filme "Harry Potter e a Câmara dos Segredos" fomos vê-lo na sessão da meia noite, faz agora este mês 2 anos. Eu a pensar que ele ia adormecer e não ia ver nada do filme, qual quê ficou ali vidrado a "beber" todo o filme quase sem pestanejar.

15 novembro, 2005

Malditos dentes...

nem rompem nem dão sossego. Desde este fim de semana que a minha pimpolha anda aflita dos dentitos, começou a ficar com diarreia, muito rabujenta, o narizito a correr e com tendência para ficar tapado.
A noite de sábado para domingo não foi pacifica, acordou por diversas vezes a choramingar com o nariz tapadito, algumas gotinhas de soro a chuchita e voltava a dormitar mais um pouco, mas mesmo assim continuou sempre a comer bem.
De domingo para segunda a manteve-se tudo igual. Ao passar o dedo pelas gengives dela a boquinha é só altinhos mas os malandros não rompem.
Na segunda-feira a avó disse que ela esteve muito rabujenta não quis dormir a sesta depois do almoço e só voltou a adormecer às 18.00 até às 19.30 e acordou muito chorosa, não jantou nada de jeito mas a rabujice lá aliviou um pouco, adormeceu por volta das 23.00, mamou às 23.30 e dormiu até às 06.45 sem interrupções.

14 novembro, 2005

Parto I

A minha primeira experiência já foi há alguns anos vou tentar registar o que ficou gravado na memória:

Foi uma gravidez sem grandes percalços, nem enjoos nem vómitos, nem tensão baixa, nada, teria sido perfeita à excepção de uma ciática gestacional que me levou a ficar com baixa desde os 6 meses.

A DPP era 15 de Outubro e às 03.00h rebentaram às águas, como não tinha dores só fui para o hospital às 08.00 já com algumas dores mas nada de especial. Quando cheguei e disse a que horas tinham rebentado as águas levei logo um sermão da parteira dizendo-me que devia ter ido logo para lá (pensei Deus queira que não me calhe na altura do parto), fizeram uma ecografia para verificar se estava tudo bem e o toque, 1 dedo de dilatação (ia demorar).

Prepararam-me e puseram-me a soro e agora era esperar, as dores foram aumentando e a rapariga que estava no mesmo quarto que eu (na altura o hospital ainda não disponha de quartos individuais, o que não permitia aos pais assistirem ao parto) nem sequer se queixava a não ser com fome ( eu ali cheia de dores e ela a pensar em comida) dormitou um pouco, as enfermeiras de vez em quando vinham fazer o toque, até que chegou a altura, ainda fui pelo meu pé da sala de trabalho de parto para a sala de partos, como estava na hora do almoço (por volta das 14.00) não havia médicos foi a dita parteira mais duas auxiliares que fizeram o parto, como o rapaz estava muito subido foi preciso uma "ligeira" ajuda da auxiliar que se empoleirou literalmente na minha barriga.

A dada altura ouvi um barulho que identifiquei como sendo um corte na carne, não me doeu nada ( as outras dores nem deixaram sentir mais esta) e segundos depois nasceu um novo ser e uma mãe(eram 14.30h), as dores passaram instantaneamente como por magia, ouvi-o chorar e depois levaram-no para cuidar dele. Passados uns minutos vieram então mostrar-me o meu filhote todo embrulhadinho e aconchegadinho e como estava frio levaram-no para a encubadora.

Nessa altura a parteira preparava-se para me coser e eu perguntei-lhe se doia (já tinha ouvido dizer que eramos cosidas sem anestesia) ela muito simpática disse-me que não sabia pois nunca tinha sido cosida. Deu-me a anestesia e fui cosida sem dores enquanto assistia ao parto da rapariga que tinha estado comigo na outra sala (era uma menina, a Joana).

Depois vim para o recobro onde me deram um copo de leite e bolachas, bebi o leite mas não comi porque não tinha apetite. Mais tarde fui levada para o quarto e só às 20.00h é que me levaram o meu menino, disseram-me para lhe dar de mamar mas devido ao tempo que esteve longe em que de certeza lhe deram suplemento o safadinho não queria chorava, chorava mas mamar nada. Acabei por lhe dar um suplemento (e assim foi todas as vezes que lhe tentei dar mama) e finalmente poder namorar o meu bebé, sentir o seu cheirinho e enche-lo de beijinhos e miminhos.

Quando viemos para casa comprei bicos de silicone e insisti mas acabava sempre por ter que lhe dar o biberon, entretanto o leite secou, como não era tirado, na altura o apoio e incentivo também foi pouco e assim ele nunca chegou a mamar para grande desgosto meu.

Hoje, depois de um novo parto em que consegui finalmente amamentar penso que o facto de ele não ter mamado logo quando nasceu, ter sido levado e só ter regressado para junto de mim às 20.00 condicionou definitivamente a amamentação.

Novidades

Como já tinha registado aqui a Carolina não gatinha, arrasta o rabinho e com a ajuda dos pézinhos vai-se deslocando, mesmo quando a fica de barriga para baixo nunca se punha de gatas, levantava só o peito do chão mas as pernitas ficavam todam esticadas.

Agora desde sexta-feira que quando está na cama e se vira de barriga para baixo fica de gatas e baloiça-se para a frente e para trás, vamos lá a ver se ela ainda vai aprender a gatinhar.

Segundo informação da avó, na sexta-feira ela também se pôs de pé sozinha na caminha, ela sentou-a e quando voltou a olhar já estava em pé, voltou a tentar para o avô ver mas já não voltou a fazer.

11 novembro, 2005

Socorro

Tanto mexi tanto mexi que agora não tenho comentários... SOCORRO

10 novembro, 2005

Carolina

Your Hawaiian Name is:
Laka Lokelani

Ruben

Your Hawaiian Name is:
Kale Keona

09 novembro, 2005

Músicas e anúncios

A Carolina gosta de tudo o que tenha música, seja desenhos animados seja anúncios televisos ou CD's de música. Gosta muito das ´"Músicas da Carochinha", da "Escolinha de Música", quanto a anúncios o seu preferido é sem duvida o da Amarsul, quando começam os meninos a falar ela pára tudo o que esteja a fazer e fica petrificada a olhar para o écran.

Há pouco tempo descobri a melhor maneira de lhe dar o jantar de forma rápida e limpa (não que ela seja muito mázinha para comer, mas é muito irrequita) liga-se a televisão no MCM e ela fica toda regalada a "curtir o som " e alguns dos videoclips (Pinocchio, Ilona Mitrecey entre outros) que as colheres entram que é um regalo.

05 novembro, 2005

Ajuda precisa-se

Gostava de por a barrinha da idade no ínicio antes dos post mas não consigo se alguém me puder dizer como o fazer.

E se não fosse pedir muito gostava também de saber como mudar o nome no sítio dos comentários (actualmente comments).

Desde já obrigada

Reportagem fotográfica das férias

Como tinha prometido vou agora colocar algumas das muitas fotografias que tirámos durante as nossa férias na "santa terrinha", a terra da avó D.




Nesta fotografia estou eu e o meu mano na piscina dos pequeninos, a água era tão quentinha

Que maravilha!!



Aqui estou eu na relva à sombrinha onde fiz tantas sestinhas e lanchei quase todos os dias em que fui para a piscina.

Que saudades!!!




Eu e o papá na procissão , digam lá que não estamos giros. Fomos ver o mano que ia pegar num andor.





O mano e as suas amigas a pegar no andor de São José.

02 novembro, 2005

À 3ª será de vez

Esta foi a 3ª noite que, embora não sendo seguidas, (a primeira foi quando começou o suplemento do biberon e a segunda foi umas semanas depois) a Carolina durmiu desde a 23.00 até às 07.00 da manhã seguidinhas (iupi).

Era tão bom se agora as noites se mantivessem assim, o cansaço já vai pesando um pouco e um descanso dava jeito.


Há mas falta referir que a ultima mamada foi às 24.00, a dormir.

Fomos passear

No domingo fomos passear até ao Loures Shopping, como tinha aberto na sexta feira e eu não sabia (se não não tinha lá ido) estava literalmente a abarrotar nem deu para ver nada de jeito.

Quem ficou a ganhar foi a filhota porque fomos à H & M e ganhou uma saia de ganga e uns ganchinhos novos, desta vez o mano não comprou nada, agora tem que ser repartido uma vezes para um outras vezes para outro (a vida tá difícil).