30 janeiro, 2006

Neve

Ontem foi a minha estreia em ver nevar, não sei se assim o poderei considerarjá que foi em tão pouca quantidade que quase não dava para ter a certeza, salvo quado vinha uma rajada de vento mais forte e deu para tirar as dúvidas.

Foi sem dúvida uma estreia para mim e para o filhote, a filhota esta a dormir a sesta e para o marido não era novidade.

Parabéns...

... aos papás, ontem dia 29 de Janeiro nasceu a Inês, com saúde e perfeitinha e 3 Kg . Tanto a bébé como a mamã estão bem.

Benvinda Inês.

Mais novidades

Este fim se semana foi só novidades, depois do dentinho (yupi, viva), a minha filhota começou a "esticar-se" mais nos seus 2 ou 3 passinhos e já anda, claro que ainda temos que andar junto dela, mas sem a agarrar, e ela já andou uma série de vezes do quarto para a sala e vice versa.

No sábado começou o treino mais intensivo mas limitou-se a andar no quarto do mano à volta da cama, no domingo resolveu alargar os conhecimentos e "partiu à conquista" da sala. A virar às vezes ainda se desiquilibra por isso convem andarmos perto dela.

De resto continua muito bem disposta nas suas brincadeiras com os bébés o dente não deu incomodo nenhum, se não fosse a história do galo que me preocupa bastante ( até fazer a eco e saber se é angioma ou não, se vai tirar ou não, são "ses" a mais) estaria completamente contente.

Esperemos que tudo corra bem e que não seja nada de grave.

Refeições

Apesar de ser mais para o piquinita (percentil 25 tanto em peso como em altura) a minha menina "trata-se" muito bem, fica aqui registado aquilo que ela come num dia:

08.00 - Bebe o seu leitinho(180ml)
10.00 - Come um iogurte
12.30 - Almoça a sopa com carne ou peixe e uma peça de fruta (250ml de sopa, +/- 2 conchas)
16.15 - Lancha uma papinha (170ml de água)
20.00 - janta (como não lhe dou o almoço aproveito o jantar para lhe começar a dar o peixe/ carne separado da sopa, em seguida como um pouco de sopa(1 concha) e a fruta)
23.30 - Bebe o seu leitinho (240ml)

Como se pode ver não come nada mal.

29 janeiro, 2006

27 janeiro, 2006

Finalmente

Viva, yupi, até que enfim, finalmente com 13 meses e 3 dias "ele" deu sinais de querer aparecer, não se consegue ver, só sentir e ouvir( se tocarmos com uma colher).

E eis que finalmente surgiu o seu.................PRIMEIRO DENTINHO!!!

Parabéns bébé!

26 janeiro, 2006

Galo

Como já tinha referido num post anterior a Carolina tem um galito na testa do lado direito desde muito pequenina, umas vezes parece que fica maior e arroxeado.

Na consulta do ano falei com a Dra, mas como ela tinha dado uma cabeçada precisamente naquele sitio ela disse-me que deixasse passar uns dias e depois voltasse lá. Ontem lá fomos, o galito até estava no seus dias melhores.

Segundo a Dra parece um angioma, vai fazer uma eco no dia 01 de Fevereiro, depois logo se vê. A Dra disse que se se confirmar será vista pela cirurgia pediatrica.

25 janeiro, 2006

Coisitas da Carolina

Depois de ver em alguns blogs resolvi imitar:

Aos 13 meses

Andar: ainda não anda, agarrada já corre tudo, sozinha dá dois ou três passinhos.

Dormir: Normalmente adormece bem sozinha com atelevisão ligada sem som (para dar alguma claridade ao quarto), quando chega a hora de dormir pergunto-lhe "Vamos fazer ó-ó?" e ela quando noemalmente acena afirmativamente com a cabeçita e diz: "Ó-ó", costumo levar o "bébé" dela para a camita dou-lhe muitos beijinhos e deito-a. Às vezes adormece mais rapidamente outras demora e farta-se de rebolar na cama, outras ainda chora e tenho que ficar com ela até adormecer.

WC: Usa fralda, vamos ver se quando chegar o Verão começamos a ensaiar.

Biberão: Usa para beber o leitinhon de manhã e à noite, quem dá é a mamã, sentadinha no meu colinho ( à noite é mais deitadinha porque já está a dormir).

Brincadeiras: Por enquanto aquilo que entendo mais por brincadeiras é com o bébé a dar-lhe papa, e à mãe, e ao pai, e ao mano, toda a gente papa, também gosta de "tocar" num piano do mano e ainda não se entretem durante muito tempo sozinha a brincar.

Unhas: Bem, tem dias comecei por lhas cortar quando estava a dormir, mas normalmente acabava por acordar, comecei a cortar com ela acordada e como costumo cortar com um corta-unhas e faz aquele barulhinho (tic-tic) eu digi-lhe que vamos ouvir o tic e ela fique quietinha à espera (nem sempre).

Fala: Fala pouco ainda, diz mamã, papá, bébé, ó-ó, óa (olá), um á (não há), pápa, Ua (água).

Refeições: Até à pouco tempo comia muito bem a sopa a fruta, tudinho( mas tem que estar distraida ou com a TV ou com qualquer outra coisa que ela goste), perto de fazer um aninho começou a dar sinais de estar farta de tanta sopa, agora faz um arefeição de sopa com carne ou peixe e a fruta (almoço) e ao jantar estou a tentar separar a sopa do peixe/ carne, tem dias que come melhor outros pior, mas a seguir come um pouco de sopa simples e a fruta( não está nada mal).

Colo: Bastante, mas também gosta muito de estar no chão (a fazer disparates).

Chucha: Usa para adormecer ou quando está mais rabujenta.

Leite

A Carolina começou no dia 23 (à noite) a beber leite como o dos papás (mimosa), não estranhou, nem reclamou, mamou o costume. No dia seguinte de manhã também não se manifestou.

24 janeiro, 2006

13 MESES

Faz hoje treze meses (já) que chegaste, e contigo vieram tantas coisas que o tempo já tinha me roubado (porque eles crescem mesmo depressa), foi o relembrar de tantas coisas, as noites mal dormidas, as fraldas, as sopas, etc, etc, etc... mas também o cheirinho de bébé, os miminhos (que o mano também leva, claro), e a maminha que para mim foi novidade, já que o mano não quis e eu fazia tanto gosto, tu fizeste-me essa vontade, e tantas outras coisas que nem sei como por em palavras.

Amo-te muito filhota!

Os meus amores

 Posted by Picasa

23 janeiro, 2006

Corrida às fraldas

No sábado corri os hiper (Continente e Jumbo) da zona em busca das famosas fraldas com desconto e .......................ESGOTADAS, COMPLETAMENTE ESGOTADAS.

Acabei por comprar uma embalagem de 164 fraldas a 18,65 (0.11€ cada fralda) com oferta de um livrinho dos "Little People", no Feira Nova.

17 janeiro, 2006

Sem novidades

É como nós estamos por agora, continua a saga do comer, vou tentando dar-lhe algo mais sólido sem insistir, se comer muito óptimo se comer pouco paciência, a seguir vem sempre um pouquinho de sopa e a frutinha, não vai morrer à fome certamente.

11 janeiro, 2006

Consulta do ano

Na sexta feira foi também a consulta do ano. A piquena mede 72 cm e pesa 8.690 Kg, continua a crescer no seu percentil (25).

A Dra disse para lhe dar mais uma lata de leite e depois pode passar para o nosso leite, não aconselha aqueles leites de crecimento da Nestlé e da Milupa. Como eu me queixei da sopa ela disse que lhe podia começar a dar outras coisas tipo uma jardineirazinha, uma arrozinho malandrinho com peixinho, para deixar de picar a carne e cortar tudo muito miudinho. Já tentei ambas as coisas mas não dá ela engasga-se toda e o pouco que come acaba por vir fora. Vamos ter que manter a sopa os purézitos e uma açordita de vez em quando.

Em relação aos dentes diz para não me preocupar que devem estar para aí a rebentar, teve a apalpar-lhe as gengives.

Falei-lhe do galito que ela tinha na testa há já bastante tempo, e como bateu no mesmo sitio o dito cresceu bastante, ela disse-me para esperar uns dias para passar o galo da pancada e ir ter com ela para ver o que fica.

Consulta de Dermatologia

No dia 06 a Carolina teve a consulta de dermatologia. Como ela agora não tem manchas nem borbulhas a médica viu só as costas que foi onde teve pela última vez. Eu tinha anotado tudo desde o aparecimento da primeira mancha até aos tratamentos efectuados e dei-lhe esses apontamentos.

Ela não quer que lhe aplique nem elocom, nem calestone, nem septalibur, a única coisa que pode por nas manchas é óleo de dermosina e o creme hidratante exómega. Receitou-lhe também o creme lavante exómega e pode usar oleoban.

Disse para não lhe fazer mais nenhum tratamento que não fosse receitado pelo dermatologista e que a dermatite dela deve ser ligeira porque reage muito rapidamente aos tratamentos.

Caso surge alguma crise que eu não consiga controlar só com isto para ir ter com ela.

09 janeiro, 2006

Que tipo de mãe é voçê??

Resultado: 20 pontos

Eu sou o que se pode chamar de mãe(pai) ajustado(a) com a realidade atual.

Descubra se Você É Um(a) Pai(Mãe) Ajustado(a).

Oferecimento: InterNey.Net

05 janeiro, 2006

A brincadeira

preferida de momento da minha mais que tudo é dar papa aos bebés.

Assim que acorda de manhã "chama"logo pelo bébé, dá papa ao bébé a ao resto da familia também, todos temos que papar.

03 janeiro, 2006

Farta de sopa???

É como a minha filhota deve estar. Ela que comia tão bem (entretida com qualquer coisa é certo) agora assim que vê a colher começa logo a virar a cara e a choramingar.

Eu já a algum tempo tinha comprado o livro 1, 2, 3 Uma colher de cada vez e testei 2 receitas, a 1ª foi um sucesso mas a segunda foi um desastre, como ela ainda não tinha dentitos deixei o livro para mais tarde. O problema é que agora parece estar farta da sopa e continua sem dentes para poder começar a dar-lhe outras coisas.

Ontem ao jantar fiz um puré com batata e cenoura e juntei-lhe a carne picada, deixei-o bastante ralinho e ela começou a comer muito bem mas depois já nao queria mais. Acabou por comer tudo com muita brincadeira à mistura.

Quando esteve mais constipadita, aconteceu-lhe estar a comer dar-lhe vomitos e deitar a sopa toda fora e expectoração também, agora no domingo voltou a acontecer, deitou a sopa toda fora quando estava quase a acabar mas já sem expectoração eu fiquei com a sensação que ela se tinha engasgado e com a tosse veio tudo fora, e ontem não deitou fora mas ainda lhe deu vómitos. No fim comeu uma pera ralada sem problema nenhum.

Vou passar a alternar a sopa com outro género de comidas a ver se ela desenjoa: uma açordinha de peixe e o pure com a carne, mas não tenho muita variedade por enquanto.

02 janeiro, 2006

Um galo...

...foi o que a Carolina arranjou para se despedir do ano 2005.

Bateu com a testa na umbreira da porta da sala e ficou com um galo digno de poleiro.

A mãe pôs gelo e hirudoide, a filha fartou-se de chorar.

O Ano Novo...

... chegou, como estava previsto, à meia noite, para recebe-lo estava eu, o marido, o filhote, a filhota já dormia há muito, e os sogros.

Foi recebido com champanhe, passas e bolinho.

Bateu-se as tampas e ouviu-se o fogo de artifício (a piquena não acordou).

Espero que o Novo Ano traga ao Mundo muita Paz, Amor e Saúde.

PARA TODOS FELIZ ANO 2006

Para mais tarde recordar

No ano passado,lol, dia 30 de Dezembro quando chegámos a casa e antes do lanche da Carolina ela estava de pé junto à porta da varanda do quarto do mano e deu 2 ou três passinhos até a cadeira da secretária.

Claro que a mamã pensou logo em registar o momento para mais tarde recordar, mas a piquena já não voltou a fazer. Gosta muito de andar no chão, aliás só quer andar no chão, mas agarrada aos nossos dedos e lá vai ela toda contente.

No Natal entre tantas prendas recebeu um bebé mais pequenito que os nenucos, um que dá para ela segurar, e trás um biberon, então a menina agora só quer é dar pápa ao bébé e já acerta com o biberon na boquita do boneco, assim que acorda chama logo pelo bébé.

A Carolina gosta muito de coisas que de para por e tirar por exemplo a tampa do biberon dela, adora por e tirar a tampa, a tampa das garrafas plásticas também ou por qualquer coisa dento da garrafa e depois tirar, por a tampa da chucha esta última é mais difícil e ela fica danada quando não consegue fazer o que quer.

Birras:

É verdade, a minha pirralha com um aninho já sabe fazer birrinhas quando quer alguma coisa e não lhe dão ou não lhe deixam fazer o que ela quer, no outro dia queria mexer no despertador como não a deixei.........biiirra!
Adora mexer no telefone como eu não deixo......biiirra!

Chorou, espernou parecia que a estavam a matar, e agora é assim. Ninguém gosta de ser contrariado.