25 julho, 2007

Birras

Neste momento estás na fase alta das birras, tudo serve para desencadear uma birra daquelas de dar nervos a quem os não tem.

Ora é porque queres, ora porque não queres, porque queres tomar banho, porque não queres, porque queres jogar, porque não queres vestir ou pentear, ou despir, ou comer, enfim qualquer coisinha serve. Quem te vê não diz que um Anjinho destes seja capaz de tal coisa, certamente é a mãe a exagerar coitadinha da criancinha, pois pois, mas quando a birra se instala não vale a pena falar, ralhar nem mesmo uma palmada (que já tem acontecido), primeiro tenho que conseguir acalmar-te, o que não é nada fácil, e só depois então podemos passar a fase seguinte, preferes deixar de fazer isto ou aquilo que até gostas muito se nesse momento a birra falar mais alto.

Nos últimos tempos tem sido todos os dias e até mais que uma por dia, e o mais engraçado é que no dia seguinte tu vens dizer que ontem fizeste birra e eu aproveito para te lembrar que isso não se faz que a mãe fica triste enfim o costume.

Como tantas outras coisas esta é mais uma fase, que eu espero que passe depressa.

16 julho, 2007

Reunião de avaliação.......dela

Então é assim, a rapariga desenvolveu bastante, como já tinhamos notado em casa, no falar, na autonomia em fazer determinadas coisas e em pequenos pormenores que só na altura reparamos neles, passou a ter os seus amiguinhos de quem fala sempre, a fazer determinadas actividades que sempre numa casa não fazia, fez-lhe bem, sem dúvida, o convívio com outras crianças e com outros adultos.

Identifico com facilidade a minha filha nas descrições da educadora, apesar de ela mencionar algumas coisas dela, como uma atenção muito grande para as histórias(principalmente as que ela leva :oP), o facto de gostar de acabar aquilo que começa, de não desistir facilmente das coisas a que se propõe, que em casa eu não noto tanto, acho que o existir sempre algo (de novo) para fazer aguça a curiosidade dela e a vontade de o fazer.

Mas aquilo que a educadora mais destaca é a evolução dela no relacionamente com os outros, que desenvolveu bastante, ainda que continue a gostar de brincar sózinha e nem sempre se envolva no grupo, mas, quanto a mim, nesta idade ainda não existe muito a brincadeira em grupo, ainda são muito "egoistas" (alguns) com as suas coisas, o partilhar ainda nem sempre é fácil, isto não é só ela :o). No entanto, eu acho que este desenvolvimento que foi sem dúvida muito bom, se nota mais lá porque ela habitou-se às pessoas, passou a conhece-las e a fazerem parte do seu mundo, quanto aos restantes ela continua muito "bichinho do mato" como eu costumo dizer, mas é a maneira de ser dela.

13 julho, 2007

Cinema

Logo, se tudo correr bem com a mais "piquena", lá vamos nós ao cinema ver o filme mais esperado pelo rapaz lá de casa, está em pulgas hehe.



Doentita

Desde domingo que a minha pequenita anda assim para o adoentada, quando vinhamos da praia vomitou o lanche pelo caminho e desde aí não ficou a mesma, de início pensei que fosse um mau estar até provocado pelas curvas do caminho uma vez que ela tinha acabado de comer, chegou a casa bem disposta tomou banho brincou e jantou tudo muito bem, durante a noite vomitou o jantar e desde segunda feira que não come praticamente nada, diz que está cheia e não quer comer, e queixa-se com dores de barriga de vez em quando.

Não tem mais nada, nem febre, nem diarreia, nem voltou a vomitar, não tem apetite anda mais queixosa e mole e noto-lhe a barriguita assim para o inchada, pensei em fezes acumuladas, mas ela fez na segunda de manhã, terça não fez e como a achei assim inchadita pus-lhe um bocadinho do bébégel, fez normal junto com alguns gases. Na quarta feira como se mantinha tudo igual fomos ao Centro de saude, a médica viu-lhe a gargante os ouvidos e nada, tudo bem, a barriguita com alguns gases, não forçar a comer dar-lhe só o que ela quiser comer iogurtes fruta (o pior é que ela não quer NADA)e por gelo na barriguita para desinflamar, mais nada.

Na quinta feira estava ainda mais mole, apática, passou a manhã toda ao colo da educadora, não lhe apetecia brincar coitadinha, comer tá bem tá, lá comeu a sopita e depois pediu para ir para a caminha. Voltámos ao centro de saúde, novamente toda vista, nada, as mesmas indicações não forçar a comer com o calor é normal (não comer nada é normal??!!??) mas ter atenção aos níveis de açucar no sangue, e receitou então um regulador da flora intestinal a ver se ajuda a libertar os gases acumulados.

Hoje já comeu a papa de manhã, vamos ver como corre o resto do dia.

11 julho, 2007

... II

Faz hoje uma semana publiquei um post em que dizia que a minha menina estava de parabéns, mas que não ia revelar o motivo naquela altura.

Pois bem, uma semana depois cá estou eu novamente para explicar o motivo dos parabéns:

A minha princesa "arrumou" definitivamente as fraldas, nem na sesta nem de noite. Já há pelo menos duas semanas que a ela acordava sempre seca mas fui aguardando, perguntei na escola como eram as sestas, e a educadora disse-me que acordava praticamente sempre com a fralda seca e então avançámos em simultaneo e no dia 03 dormiu a sesta sem fralda e acordou sequinha e de noite a mesma coisa.

Desde esse dia não voltou a usar fralda, no dia seguinte teve um descuido na sesta, que até agora não se voltou a repetir, e de noite tem acordado sempre seca.

Está uma mulherzinha a minha princesa............e mais uma vez muitos parabéns filhota.

09 julho, 2007

Fim de semana

No domingo fomos até à praia com um casal amigo e a filhota deles, o que era suposto ser uma ida à praia seguida de uma esécie de piquenique e regresso a casa, acabou por se modificar completamente e tornou-se numa ida à praia, seguida de almoço, ida ao parque e regresso à praia.

A pequena andou muito bem, apesar de ter ficado com a sesta muito defraudada, mas pronto um dia não são dias, muito contente na água, satisfeita da vida, o mano, esse então já nem se lembrava da última vez que tinhamos estado tanto tempo na praia lol. O problema foi só o final do dia, a rapariga lanchou, já mais tarde que o habitual porque estava tão entretida que nem queria deixar a brincadeira para vir comer. Quando finalmente veio lanchar comeu muito bem, 2 iogurtes e um pessego, que eu já estava a prever que depois de um dia cansativo o mais certo era adormecer no regresso a casa e talves saltasse o jantar, dava um leitito mais tarde, só que logo de seguida viemos embora que já estava a ficar tarde, passado um bocadito olhei para o pessoal no branco de trás e ele dormia e ela estava quase, preparei-me para lhe ajeitar a cadeirinha quando ela abre os olhos com um olhar assim aflito e assustado e começa a vomitar o lanche todo. o caminho tinha muitas curvas e como tinha acabado de comer não sei se terá sido disso. em seguida ficou bem disposta, chegou a casa tomou banhinho e jantou, mais tarde foi para a cama. Pensei que tivessemos ficado por ali, mas não, por volta das 3 da manhã voltou a vomitar desta vez o jantar, dormiu o resto da noite muito bem, de manhã acordou com fome, pediu a papa e foi para a escolinha, não tem febre e brinca normalmente, só na escola é que ficou murchita.

Agora vou ali ligar para a escolinha a saber como ela está e já volto ;o)



Adenda: Já liguei, falei com a educadora que me disse que ela não tinha vomitado, estava a começar a comer a sopa, está bem disposta mas um pouco murchita. Ela disse-me tb que pode ser alguma virose pq na sexta houve lá uma menina assim, ela esteve assim no fim de semana e a auxiliar tb, esperemos que n seja nada.

Expressões

Mais uma expressão engraçada que não sei onde aprendeu (talvez na escolinha), este fim de semana andava muito entretida nas suas brincadeiras com os bébés e o mano chegou à sala e não sei se mexeu em alguma coisa dela que ela chegou-se ao pé dele segurou-lhe no queixo para o fazer olhar para ela e disse: " Tás a vel a minha cala, tou xangada contigo", claro que foi gargalha geral :o)

No outro dia também, o irmão à noite esqueceu-se dos óculos de sol no meio do banco do carro, eu de manhã depois de a sentar sentei-me e não reparei nos ditos e parti-os, ela quando viu disse logo "o mano vai ficá xangado contigo mamã".

Outra coisa que ela gosta muito de dizer quando se chateia com alguém é "Mau, feio " de depois ainda faz um barulho com a boca que eu nem sei como descreve-lo.

São coisitas engraçadas que agora pensamos que não vamos esquecer, mas que vão sendo substituidas por outras e o tempo apaga, assim vão ficando registadas para mais tarde recordarmos :o)

05 julho, 2007

Post muitooooooo atrasado

Ela........30 meses





Primeiro dia de praia

04 julho, 2007

...

...hoje a minha pequenita está de parabéns...

o motivo não vou revelar por enquanto :o)

Avaliação

Ultimamente a vontade e o tempo de escrever por estes lados não tem sido muita, mas hoje como foi o dia da avaliação do meu filhote aproveito para registar as notas dele:

Port. - 4
Inglês - 3
Francês - 4
Matemática - 3
C. Naturais - 4
Geografia - 3
Ciencias Físico-Químicas - 3
História - 4
Ed.Tecnologica - 4
Ed. Musical - 5
Ed.Visual - 4
Ed. Física - 4
Área Projecto - SB
Estudo Acomp. - SB
Formação Cívica - SB

Houve algumas notas que foram injustas, ele trabalhou para mais, e é um miúdo responsavel, assíduo, cumpre as suas obrigações, e os testes foram bastante bons, acho que isso para os miúdos é muito desmotivante.

Agora é aproveitar para descansar e gozar as férias, no próximo ano há mais :o)