09 janeiro, 2007

Ano Novo ..... Vida Nova

É um ditado bem velhinho, mas foi o que aconteceu à minha filhota, a partir deste ano começou a ir para a escolinha, era para começar a adaptação no dia 02 de Janeiro mas como a educadora ia ficar de férias dia 02 e 03 começou a ir no dia 28 de Dezembro.

No primeiro dia era suposto ir só até há hora do lanche da manhã e vir almoçar a casa, eu fiquei lá com ela, mas como os meninos foram ao parque no r/c chão ela também foi com eles, a hora do almoço chegou rápido que eles começam a almoçar muito cedo por causo dos meninos que chegam à escolinha às 07.00 de manhã e começam a ficar com soninho, entretanto começaram todos a ir para cima novamente e ela também foi de mão dada com elas e almoçou com os meninos toda contente e fiquei "escondida" nas escadas durante o almoço e quando já ia a a meio lá perguntou pela mamã disseram-lhe que a mamã já vinha e ela continuou a comer toda contente (a sopa e petiscou o segundo), no fim do almoço os meninos foram dormir e nós viemos para casa.

No dia seguinte deixei lá e vim dar uma voltinha pequenina quando cheguei estava escondida perto de um armário, foram busca-la e lá veio para o meu colo, almoçou outra vez com os meninos (a sopa), no segundo prato ela não queria e chamaram-me para ver se comia mas não comeu nada de jeito e veio dormir a casa.

Na terça feira (dia 02) foi novamente quando me vim embora começou a choramingar um bocadito mas depois calou-se logo, ao almoço como não estava a educadora não queria comer e vieram me chamar para ver se comigo comia, viu-me e acabou por comer no colo da auxiliar enquanto eu ajudava outra menina a comer.

Na quarta feira era dia de ginástica e quando me vim embora também chorou um bocadito mas começou a ginástica e ela distraiu-se e andou bem o resto do tempo.
foi o primeiro dia que tentámos a sesta, eu fui lá ter como sempre na hora do almoço, fiquei "escondida" nas escadas, para primeiro dia correu muito bem levou uma bonequita (a rosita) a educadora E. ficou lá um bocadinho ao pé dela e nem chorou ficou muito sossegadinha e adormeceu depressa, fui me embora e voltei perto da hora do lanche, estavam sentados no tapete a ouvir uma história, ela não me viu e foi comer com os meninos pão com fiambre e sumo, partiram-lhe o pão ao bocaditos (poucos dentitos atrás) e ela comeu tudo e pediu mais :o), no fim do lanche lá apareci e veio a correr dar um miminho à mãe.

Na quinta feira também chorou quando me vim embora, mas a educadora pegou-lhe ao como e foram ver a janela e diz que se calou rápido.Quando lá cheguei na hora do almoço já tinha comido e ia para a cama só a vi de costas ao colo de uma educadora, também não houve problema. Quando voltei já estava a lanchar ao colo da auxiliar comeu o pão mas bebeu pouco leite eheheh.

Na sexta feira foi um pouco mais complicado, tinhamos consulta dos dois anos e o mano também foi à consulta dos treze, quando chegámos à escolinha já estavam a almoçar e ela começou a ficar com a birra e a querer o meu colo( já sabia que eu vinha embora e as despedidas são sempre o pior) não almoçou e foi dormir, nesse dia foi a chorar e demorou mais um pouco a adormecer, mas acordou bem disposta e como não tinha almoçado deram-lhe uma papa e petiscou estrelitas que era o lanche desse dia, quando cheguei estava a "pintar" um desenho com os meninos, ainda foi brincar um pouco no parque com os meninos e viemos para casa. Trouxemos ainda trabalho para casa, enfeitar uma coroa para na segunda feira festejarem os reis. Ela "pintou" e eu e o mano fizémos o resto das decorações.

À noite e durante o fim de semana falou muito na "cola minhos" (escola dos meninos)

Na segunda feira, já foi a sério, eu comecei a trabalhar e ela foi mais cedo para a escola, claro que quando me vim embora ficou a chorar, fui lá na hora do almoço estava a dormir e a educadora diz que chorou pouco tempo e andou bem disposta e brincar com a coroa. De tarde lanchou bem e comeu bolo rei com os meninos mais crescidos, quando cheguei (mais tarde que o habitual) disseram-me que já estava a ficar um pouco chorosa, mas não a vi a chorar.

E hoje mais um dia, ficou a chorar (as despedidas são tramadas)mas espero que corra tudo como até aqui, tentei fazer uma adaptação o mais suave possível e acho que até não correu nada mal, já que ela é muito estranha com pessoas que não conhece e nunca que comer com mais niguém a não ser comigo ou quando estava com avó com ela. Custa-me muito deixa-la a chorar mas para mim seria muito pior encontra-la a chorar, podia não gostar de lá estar não brincar e chorar o tempo todo, mas não até ontem tenho-a encontrado sempre bem disposta a ouvir uma história ou a pintar, espero que seja sempre assim.

Sem comentários: